Páginas

segunda-feira, 12 de julho de 2010

13 de julho, Dia internacional do Rock

(um dia adiantado por motivos maiores :D)

Como está claramente na minha descrição, sou movida por música e num dia mega especial para a história da música mundial, não poderia ficar humildemente vendo episódios de séries e não postar nada.


Não vou mentir para vocês, em tese sei pouquíssimo sobre a origem, o desenrolar da história, os maiores nomes e os maiores sucessos desse marcante estilo musical. Creio que assim como eu, muita gente aí deve estar lembrando-se daquelas músicas tocando no carro do pai e dos tios, daquelas festas em família que tocava aquele som que você sabia que já havia ouvido em algum outro lugar. Músicas antigas sim, longe de ser "da nossa época", mas sem dúvida uma das melhores que já ouvimos. Confesso que ainda me assusto quando vou procurar as versões originais de algumas músicas e descubro o quão antiga são elas.

Levante a mão se você NUNCA ouviu nenhum desses nomes: The Beatles, U2, Bon Jovi, Rolling Stones, Scorpions, Ozzy Osbourne, Ramones, Pink Floyd, Queen, Sex Pistols, Kiss, Guns N' Roses, Aerosmith, Nirvana, Metallica, Jimi Hendrix Experience, Black Sabbath ou Led Zeppelin. Não me esquecendo de: Legião urbana, Barão Vermelho, Lobão, Rádio Taxi, Blitz, Ultraje a Rigor, Os Paralamas do Sucesso ou Titãs.


É! Eu sabia que todos vocês ficariam ai com as mãozinhas coladas ao teclado.


Quando eu era pequena meu pai contava histórias sobre a origem dos vinís guardados no armário, (não sou da época do vinil, quer dizer... até sou, do finzinho mas sou! Mas não lembro de quase nada, então...) pra falar a verdade ele nunca foi tão fã de música ou um colecionador, mas tais objetos tem histórias que ainda hoje, são contadas nos almoços de domingo sobre a juventude nos anos 70, 80 e 90. Saber que eles viveram as épocas de lançamento de todos esses nomes que no "meu tempo" ainda tocam muito, influenciam gerações e emocionam multidões me levam a concluir que, Rock mais que um ritmo musical ainda é uma idéia de vida e total merecedor de um “dia mundial”.


Como eu disse no início, sei pouquíssimo sobre fatos históricos e o desenrolar da história, por isso dei uma olhadinha em alguns sites e fiz um resuminho para você que, assim como eu, adora o estilo mas não conhece muita coisa XD.


Rock define o gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950, emergiu e se definiu nos EUA, tendo principalmente influências do blues e da country music combinadas a uma simples estrutura musical, definida como "rápida, dançável e pegajosa". No final dos anos 60 e início dos anos 70, o rock desenvolveu diferentes subtipos, assimilando-se a mídia e à cultura de cada região mundial. Tal estilo gera polêmica desde o seu nascimento, seja por causa da simplicidade de suas estruturas musicais, da atitude de seus executores ou da rebeldia de seus fãs.

O Brasil foi um dos lugares que recebeu o rock de braços abertos. No final da década de 50 e começo da de 60, Sérgio Murilo e Celly Campelo recebiam os títulos de rei e rainha do rock nacional, por causa dos covers que faziam e de suas famosas composições "Marcianita" e "Broto Legal". Pouco tempo depois, nossos músicos já começavam a manifestar as influências sofridas pelo sucesso do rock. O fenômeno conhecido como Jovem Guarda, que conquistou o Brasil na década de 60, é um bom exemplo de como nossos artistas utilizavam-se da cultura norte-americana. Dois dos maiores compositores deste tempo eram Roberto Carlos e Erasmo Carlos, cujas músicas fizeram muito sucesso e foram cantadas por quase toda a turma da Jovem Guarda, existia ainda uma grande divulgação dos brasileiros do rock’n’roll através de um programa televisivo transmitido nas tardes de domingo, chamado justamente Jovem Guarda. Dessa época em diante surgiram outros grupos de rock que passariam a ter grande importância no desenvolvimento do estilo no Brasil. O país viu nascer irreverentes grupos como Os Mutantes, formado por Rita Lee, Sérgio Dias e Arnaldo Baptista, que apesar de nunca obter grande sucesso comercial, foi pioneiro e influenciou toda uma geração futura. O rock brasileiro voltou à ativa no final dos anos 70 e começo dos anos 80, quando surgiu uma série de grupos de diferentes estilos, alguns dos quais são consagrados até hoje no país: Barão Vermelho, Lobão, Rádio Taxi, Blitz, Ultraje a Rigor, Os Paralamas do Sucesso, Titãs.

(Fonte: Wikipédia e http://maxmusic.sites.uol.com.br/metal/hisrock.htm)


Até o próximo post. Continuem lendo, essa Vale :D

3 comentários:

  1. Muito legal heim prima... Lendo aqui seu blog, vejo que tô ficando velho mermu, aquela menina réa, já cresceu e tá se formando em personalidade, gostei... Mente aberta garota, é isso que me faz feliz em te ver escrevendo sobre o rock, réee ;ˆ)

    ResponderExcluir
  2. Uii...Comentando já no dia do Rock!
    Meia nooite \o/
    "I wanna Rock'n Roll all night"

    Mais uma ótima postagem Letxi!
    Beijos,
    D. Leal
    @deborahlcl

    www.apeqnacidadegrande.blogspot.com

    ResponderExcluir